RECEPTORES DE RECONHECIMENTO DE PATÓGENOS
As células no sistema imune como as células dendríticas e macrófagos são a primeira linha de defesa no reconhecimento de vários tipos de patógenos. Essas células tem vários tipos de receptores desenvolvidos para reconhecer diferentes tipos de padrões moleculares associados a patógenos conhecidos como PAMPs.
Existem diferentes classes dessas proteínas, elas reconhecem diferentes tipos de PAMPs, o receptor Toll-like (TLR) é composto de múltiplas repetições ricas em leucina que são úteis para o reconhecimento de vários PAMPs. Cada membro da família TLR reconhece diferentes tipos de PAMPs. Por exemplo o TKR5 reconhece a flagelina, a qual é um constituinte altamente conservado do flagelo bacteriano. Os genomas das bactérias contém motivos de oligonucleotídeo CpG metilados que são reconhecidos pelos TLR9, uma vez que o genoma seja degradado no lisossomo.
O TLR6 e o TLR2 são dímeros que reconhecem lipopeptídeos diacil (provavelmente lipopeptídeos com duas porções acil esterificadas). O TLR1 e o TLR2 são dímeros que reconhecem lipopeptídeos triacil (o 1,2-diacilglicerol é um intermediário na síntese de triacil-gliceróis e de lecitina. Stedman) e o TLR4 reconhece lipopolissacarídeos (LPS) um componente das bactérias Gram Negativas.
Os similares TLR9, TLR3 e TLR7 estão localizados nas vesículas endocíticas e reconhecem RNA de fita dupla e de uma fita só respectivamente. Quando quaisquer TLRs são ativados, ele manda o sinal para o núcleo pela ativação de fatores de transcrição.
Alguns patógenos tais como os vírus existem e se replicam no citosol. Existem ao menos duas classes de receptores que podem detectar patógenos no citosol e sinalizar sua presença ao sistema imune. Uma classe desses receptores são os membros da família de domínio de oligomerização nuclear ou proteínas NOD.
Por exemplo a proteína NOD2, a qual é localizada no citosol, pode detectar bacterioproteoglicanos de bactérias intracelulares. Quando a proteína NOD2 reconhece seus ligantes os dipeptídeos muramil (mureínas são peptidoglicanos que cobrem as bactérias e que consistem em polissacarídeos lineares de unidades alternadas de N-acetil-D-glucosamina e ácido N-acetilmurâmico, a cujas cadeias laterais lactato estão ligados oligopeptídeos.Stedman), ela envia o sinal para o núcleo para ativar a transcrição.
Finalmente, existe uma protein receptora de classe intracelular que pode conter um domínio de helicase de RNA e dois domínios de recrutamento de caspase, um membro dessa famíla, a RIG-1, reconhece RNAs de fitas duplas que são componentes do ciclo de vida de muitas viroses.
Essa classe de proteínas também envia o sinal para o núcleo, mas diferente dos TLRs ela ativa a produção de interferons de tipo 1. Em todos esses receptores Toll Like, as proteínas NOR e as proteínas da família de domínio de helicase de RNA provêem o sistema imune inato com a capacidade de detectar ambos os patógenos extracelulares e intracelulares e de ativar as respostas imunes.
Fonte : http://bioisolutions.blogspot.com/2009/07/pathogen-recognition-receptors.html
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário