terça-feira, 14 de julho de 2009

O TRANSPORTE NA MEMBRANA

O transporte pela membrana é o movimento de bioquímicos e outras substâncias atômicas ou moleculares através das membranas biológicas. Usualmente, dois tipos são distinguidos: o transporte ativo requer energia, enquanto o transporte passivo não.

O transporte pela membrana refere-se ao carreamento de substâncias que atravessam a membrana celular. Ele pode ser dividido em dois tipos : o transporte de proteínas atravessando a membrana
1. Contra um gradiente de concentração e requerendo energia para o transporte – o chamado transporte ativo.
2. Junto ao gradiente de concentração e não requer energia para o transporte – chamado transporte passivo.

O transporte passivo pode ser de dois tipos:
1. Difusão simples – travessia de íons e outras substâncias químicas através da membrana celular que é dependente do gradiente de concentração – as substâncias difundem-se através da membrana celular da concentração mais alta para a mais baixa.
2. Transporte facilitado – usualmente usando um carreador que se liga a uma substância e a carrega através da membrana celular sem envolver gasto de energia. Por exemplo, o transporte de ferro pela transferrina através da membrana celular.


Com base em sua especificidade para carregar substâncias, um número de transportadores tem sido identificados como o transportador cassete de ligação a ATP, o transportador de Glutamato, o transportador Neurotransmissor, o transportador de Glucose, os transportadores de dopamina entre outros. Esses transportadores podem ser agrupados em dois grupos: 1) Transportadores Cassete de ligação a ATP (Transportadores ABC) e 2) A família dos carregadores solúveis.


Os trasportadores são proteínas que podem ser situadas na superfície da membrana ou podem estar presentes no citoplasma da célula. Os últimos são ativados pela ligação de ligantes a seus receptores para alcançar a superfície da membrana para ligarem-se a substância a ser transportada. São os transportadores de Glucose.

http://bioisolutions.blogspot.com/2009/07/membrane-transport-lecture.html

Nenhum comentário: