O FATOR VIII CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DO TROMBO DE FIBRINA E PLAQUETA PELA VIA DA GERAÇÃO DE TROMBINA SOB CONDIÇÕES DE POUCA LESÃO
Sugita C, Yamashita A, Moriguchi-Goto S, Furukoji E, Takahashi M, Harada A, Soeda T, Kitazawa T, Hattori K, Tamura S, Asada Y.
INTRODUÇÃO: O crescimento do trombo sob baixa velocidade do fluxo sanguíneo atua num importante papel no desenvolvimento da trombose venosa profunda (DVT). O aumento dos níveis plasmáticos e das atividades do Fator VIII da coagulação (FVIII) constituem fatores de risco para a DVT e o tromboembolismo pulmonar.
OBJETIVO: Localizar o FVIII no trombo venoso na DVT e determinar se o FVIII contribui para a formação do trombo sob condições de pouca lesão.
MÉTODOS: A localização do FVIII no trombo venoso obtido de pacientes com DVT foi examinada por imuno-histoquimica. O papel do FVIII na formação do trombo foi investigado usando-se um sistema de câmara de fluxo. O sangue venoso de voluntários saudáveis foi incubado com um anticorpo monoclonal anti-FVIII (VIII-3776) ou IgG de camundongos não imunizados. As amostras de sangue foram perfusadas (perfusão é a passagem de líquido em um tecido) em colágeno de tipo III em paredes vazadas nas proporções de 70/s e 400/s e então a superfície da área coberta por plaquetas e fibrina foi avaliada morfometricamente. A geração do fragmento de protrombina 1+2 (PF1+2) foi medida antes e depois da perfusão.
RESULTADOS: O trombo venoso na DVT consiste de uma mistura de plaquetas, fibrina e eritrócitos. O Fator VIII pareceu estar co-localizado com a glicoproteína IIb/IIIa, a fibrina e o fator von Willebrand no trombo. O VIII-3776 reconheceu especificamente a cadeia leve do FVIII e prolongou o tempo de tromboplastina parcialmente ativada (aPTT), mas não o tempo de protrombina (PT). O anticorpo reduziu significativamente as plaquetas na cobertura de fibrina, bem como a geração do fragmento PF1+2 na parede vazada em taxas de 70/s e 400/s.
CONCLUSÕES: Esses resultados sugerem que o FVIII contribui para a agregação das plaquetas e a formação da fibrina pela via da geração de trombina sob condições de pouca tosquia.
PMID: 19660789
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário