sábado, 31 de janeiro de 2009

*606361 WINGLESS-TYPE MMTV INTEGRATION SITE FAMILY, MEMBER 5B; WNT5B
Gene map locus 12p13.3

TEXTO

A família de genes WNT consiste de genes estruturalmente relacionados codificadores de moléculas de sinalização que têm sido implicadas na oncogênese em vários processos de desenvolvimento, incluindo a regulação do destino celular e padronização durante a embriogênese. Para informação geral sobre os genes WNT, veja WNT1 (164820).

CLONAGEM

Usando PCR degenerado e biblioteca de cDNA sondando a busca para novos membros da família Wnt no camundongo, Gavin e outros (1990) identificaram o Wnt5b. Análises de Northern blot detectaram a expressão do Wnt5b em todos os tecidos testados, com a exceção do baço adulto. Em hibridização em sítio, detectaram a expressão do Wnt5b em baixos níveis por toda a parte do embrião e do feto de 6,5 a 14,5 dias após a concepção.

Por busca do esboço da sequência do genoma humano para homólogos do Wnt5b do camundongo, Saitoh e Katoh (2001) identificaram o WNT5B. Usando buscas em bases de dados e técnicas de PCR, eles construíram uma sequência de cDNA de WNT5b. O WNT5B codifica uma proteína deduzida em 359 aminoácidos com um peptídio de sinal no terminal N, quatro sítios de glicosilação ligados ao N, e resíduos conservados da família WNT. A proteína WNT5B compartilha 80% de identidade seqüencial com o WNT5A (164975). Usando análises de Northern blot, Saitoh e Katoh (2001) detectaram a expressão de transcritos de WNT5b de 2,8 e 2,4 quilobases em níveis moderados na próstrata adulta e no cérebro fetal e em baixos níveis nos pulmões fetais, rins, e fígado adulto, ovário e pequeno intestino. Usando um PCR de cDNA, os autores também detectaram o WNT5b no câncer gástrico e em linhas de células de teratocarcinoma {tumor epitelial maligno que se origina de um teratoma; teratoma maligno que ocorre mais comumente nos testículos em associação com carcinoma embrionário. Teratoma: neoplasia composta de múltiplos tecidos, incluindo tecidos normalmente não encontrados no órgão do qual se origina. Os teratomas ocorrem mais frequentemente no ovário, onde são habitualmente benignos e formam cistos dermóides; no testículo, onde costumam ser malignos; e raramente em outros locais, especialmente na linha média do corpo.}

ESTRUTURA DO GENE

Saitoh e Katoh (2001) determinaram que o gene WNT5B contém 4 exons e espande-se por 16 quilobases de DNA genômico. Os limites Éxon-íntron estão conservados entre o WNT5B e WNT5A, sugerindo que dois genes podem ter sido gerados por duplicação de um gene ancestral.

FUNÇÃO DO GENE

Tem sido sugerido que a sinalização do WNT PE um importante regulador para a adipogênese ou secreção de insulina e deve estar envolvido na patogênese do diabetes de tipo 2 (125853). Para investigar possíveis papéis dos genes WNT em conferir suscetibilidade ao diabetes de tipo 2, Kanazawa e outros (2004) examinaram a associação dos genes que codificam membros da família WNT com o diabetes de tipo 2 na população japonesa. Um SNP (polimorfismo de único nucleotídeo) no gene WNT5B estava fortemente associado com o diabetes de tipo 2. A expressa do gene WNT5B foi detectável em vários tecidos, incluindo o adiposo, pâncreas, e fígado. Experimentos subseqüentes in vitro identificaram o fato de que a expressão do gene Wnt5b fora aumentada em uma fase inicial da diferenciação do adipócito no camundongo em células 3T3-L1. Além disso, a super-expressão do gene Wnt5b em pré-adipócitos resultou na promoção da adipogênese e no aumento da expressão dos genes dos adipócitos. Os resultados sugeriram que o gene WNT5B pode contribuir para conferir suscetibilidade ao diabetes de tipo 2 e pode estar envolvido na patogênese dessa doença através da regulação da função do adopócito.

MAPEAMENTO

Por análise de sequências, Saitoh e Katoh (2001) mapearam o gene WNT5B no cromossomo 12. Kanazawa e outros (2004) estabeleceram a localização do gene WNT5B como 12p13.3.

Nenhum comentário: