domingo, 10 de janeiro de 2010

O QUÊ É ARGININA

A arginina (abreviada como Arg u R) é um aminoácido alfa. A forma L é um dos vinte aminoácidos mais comuns. Seus códons são CGU. CGC, CGA, CGG, AGA, e AGG. Nos mamíferos, a arginina é classificada como um aminoácido semi-essencial ou condicionalmente essencial, dependendo do estágio de desenvolvimento e o estatus de saúde do indivítuo. Crianças são incapazes de encontrar sua demanda e assim a arginina é nucicionalmente essencial para elas. A arginina foi isolada inicialmente a partir de um extrato de semente de tremoço em 1886 pelo químico suíço Ernst Schultze.


A arginina consiste de uma cadeia simples alifática de quatro carbonos, o final mais distante dela é encapuzado por um grupo de guanidínio em complexo. [Obs.: Guanidina é um composto altamente alcalino geralmente encontrado em algumas plantas e animais inferiores na forma de cloridrato; ela é um dos constituintes da creatina e da arginina. Stedman] Com um pKa de 12,48, o grupo guanidínio é positivamente carregado em ambientes neutros, ácidos e ainda na maioria dos ambientes básicos, e assim transmite as propriedades químicas básicas para a arginina. Devido à conjugação entre ligações duplas e pares de nitogênio isolados, a carga positiva é deslocada, permitindo a formação de múltiplas ligações com H.



Função

A arginina atua num importante papel na divisão celular, cicatrização de feridas, removedor da amônia do corpo, função imune, e liberação de hormônios.

Os benefícios e funções atribuídos à ingestão oral da arginina L incluem:

1) Precursor da síntese de óxido nítrico (NO);
2) Estimulação de liberação de hormônio de crescimento;
3) Melhora da função imune;
4) Reduz o tempo de cicatrização de lesões (particularmente no osso);
5) Acelera o tempo de reparo de tecido danificado;
6) Reduz o risco de doença cardíaca;
7) Aumenta a massa muscular;
8) Reduz o tecido adiposo corporal;
9) Ajuda na sensibilidade à insulina;
10)Ajuda a diminuir a pressão sanguínea;
11)Reduz a infertilidade masculina, melhorando a produção de espermatozóides e a mobilidade;
12) Aumenta a circulação do sangue inclusive nos órgãos sexuais.

Nas Proteínas

A geometria, distribuição de carga e habilidade da arginina em formar múltiplas ligações de hidrogênio a tornam ideal para ligação a grupos negativamente carregados. Por esta razão a arginina prefere estar do lado externo das proteínas onde ela pode interagir com o ambiente polar. Incorporada às proteínas, a arginina também pode ser convertida em citrulina pelas enzimas PAD. Em adição, a arginina pode ser metilada por proteínas metiltransferases.


Como um Precursor

A arginina é o precursor imediato do óxido nítrico, urea, ornitina [aminoácido formado quando a arginina é hidrolisada pela arginase que não é constituinte das proteínas mas participa do ciclo da uréia. Stedman] e agmatina [é o produto da descarboxilação da arginina. Wikipédia] ; é necessária para a síntese de creatina e também pode ser usada para a síntese de poli-aminas (principalmente através da ornitina e em menor grau através da agmatina), citrulina e glutamato. Por ser um precursor do óxido nítrico, o qual relaxa os vasos sanguíneos, a arginina é usada em muitas condições onde a vasodilatação é necessária. A presença de dimetil-arginina assimétrica (ADMA), um parente próximo, inibe a reação do óxido nítrico; dessa forma, a ADMA é considerada um marcador para doenças vasculares, da mesma forma que a arginina L é considerada um sinal de saúde endotelial.

http://www.biosolutions.info/2008/12/arginin.html

Nenhum comentário: