FORMAÇÃO DA URINA
A formação da urina começa com o processo de filtração, o qual segue em continuamente nos corpúsculos renais. Como o sangue segue através do glomérulo, muito do seu fluido, contendo tanto matéria química e resíduos dissolvidos, infiltra do sangue através das membranas (por osmose e difusão), onde é filtrado e depois flui para dentro da cápsula de Bowman. Esse processo é chamado filtração glomerular. A água, produtos residuais, sal, glicose, e outros químicos que tenham sido filtrados para fora do sangue são coletivamente conhecidos como filtrado glomerular. O filtrado glomerular consiste primariamente de água, excesso de sais (primariamente Na+ e K+), glucose, e um produto residual do corpo chamado uréia. A uréia é formada no fígado a partir dos aminoácidos.
Já que os humanos não podem excretar amônia, esta convertida em uréia menos perigosa e então filtrada para for a do sangue. A uréia é o produto residual mais abundante que precisa ser excretado pelos rins. A taxa total de filtração glomerular (taxa de filtração glomerular ou GFR) para todo o sangue (isto é, para todos os nefrônios em ambos os rins) é normalmente de 125 ml por minuto. Isto é, aproximadamente 125 ml de água e substâncias dissolvidas são filtradas para for a do sangue por minute. Os calculus seguintes podem ajudar a visualizar como esse volume é enorme. O GRF por hora é:
125 ml/min X 60min/h= 7500 ml/h. A GFR por dia é: 7500 ml/h X 24 h/dia = 180,000 ml/dia ou 180 litros/dia.
Agora veja se você pode calcular de quantos galões de água nós estamos falando. Aqui estão alguns fatores de conversão a considerar: 1 quarto = 960ml, 1 litro = 1000ml; 4 quartos = 1 galão. Então 180 litros/4 = 45 galões – [40ml x 180= 9200ml] 9,2 litros =42,7 galões.
Agora, o que nós acabamos de calcular é a quantidade de água que é removida do sangue a cada dia – aproximadamente 180 litros por dia. (Atualmente outros químicos também são incluídos, mas a vasta maioria desse filtrado glomerular é a água.) Imagine o tamanho de uma garrafa de dois litros de soda limonada. Aproximadamente 90 dessas garrafas equivalem a 180 litros! Obviamente, ninguém nunca urinou em lugar nenhum perto de 180 litros por dia! Por quê? Porque aproximadamente todos os 43 galões de água (os quais estão em torno de 180 litros – Yes) que saem do sangue pela filtração glomerular, o primeiro processo da formação da urina, retorna ao sangue pelo segundo processo: a reabsorção.
REABSORÇÃO
Reabsorção, por definição, é o movimento de substâncias for a dos tubules renais de volta aos capilares sanguíneos localizaodos em volta dos tubules (chamados capilares peritubulares). As substâncias reabsorvidas são a água, glucose e outros nutrients, e sódio (Na+) e outros íons. A reabsorção começa nos túbulos enrolados próximos e continua no laço de Henle, distante dos tubules enrolados, e túblulos coletores. Discutamos, por um instante, as três principais substâncias que são reabsorvidas na circulação sanguínea.
Grandes quantidades de água – mais de 178 litros por dia – são reabsorvidas de volta à circulação a partir dos túbulos proximais pois as forças físicas atuando sobre a água nesses túbulos atuam puxando a maior parte da água para dentro dos capilares sanguíneos. Em outras palavras, aproximadamente 99% dos 180 litros de água que saem do sangue a cada dia pela filtração glomerular retornam ao sangue pelo túbulo proximal através do processo de reabsorção passiva.
O nutriente glucose (açúcar do sangue) é inteiramente reabsorvido de volta ao sangue a partir dos túbulos proximais. De fato, ele é ativamente transportado para fora dos túbulos e para dentro dos capilares sanguíneos peritubulares. Nenhum desses nutrientes válidos é desperdiçado por sua perda na urina. Entretanto, ainda que os rins estejam funcionando com sua máxima eficiência, os nefrônios só podem reabsorver um tanto de açúcar e água. Suas limitações são dramaticamente ilustradas nos casos de diabetes mellitus, uma doença que causa a quantidade de açúcar no sangue subir mais do que o normal. Como mencionado anteriormente, em casos ordinários toda a glucose que se infiltra para fora através dos glomérulos para dentro dos túbulos é reabsorvida no sangue. Mas se muita glucose estiver presente, os túbulos chegam ao limite de sua capacidade para passar o açúcar de volta à circulação sanguínea, e os túbulos retém alguma quantidade. Então ele é carregado junto na urina, frequentemente proporcionando a um médico com sua primeira pista de que um paciente tem diabetes melitus. O valor da urina como ajuda no diagnóstico é sabido no mundo da medicina desde os tempos de Hippocrates. Desde então, o exame da urina tem-se tornado um procedimento regular para médicos e cientistas.
Íons de sódio (Na+) e outros íons são só parcialmente reabsorvidos a partir dos túbulos renais de volta ao sangue. Para a maior parte, entretanto, os íons de sódio são transportados ativamente de volta ao sangue a partir do fluido tubular. A quantidade de sódio reabsorvida varia de tempo em tempo; ela depende grandemente de quanto sal nós ingerimos na comida. (Como explicado anteriormente, o sódio é o principal componente do sal, conhecido quimicamente como cloreto de sódio.) Desde que uma pessoa aumente a quantidade de sal no corpo, os rins dessa pessoa diminuem a quantidade de reabsorção do sal de volta ao sangue. Isso é, mais sódio é retido nos túbulos. Por isso, a quantidade de sal excretada na urina aumenta. O processo trabalha de modo inverso. A falta de entrada de sal, aumenta a quantidade de sal reabsorvido de volta ao sangue e a quantidade de sal excretado na urina diminui.
SECREÇÃO
Agora, vamos descrever o terceiro processo da formação da urina. A Secreção é o processo pelo qual as substâncias movem-se dentro dos tubos distantes e coletores a partir dos capilares sanguíneos em volta desses tubos. A esse respeito, a secreção é o reverso da reabsorção. Enquanto a reabsorção remove substâncias para fora dos túbulos e para dentro do sangue, a secreção move as substâncias para fora do sangue e para dentro dos túbulos onde elas se misturam com a água e outros resíduos e são convertidas em urina. Essas substâncias são secretadas tanto através de um transporte ativo quanto uma resultado da difusão através da membrana. As substâncias secretadas são íons de hidrogênio (H+), íons de potássio (K+), amônia (NH3), e certas drogas. A secreção do túbulo renal atua num papel crucial na manutenção do balanço de ácidos e bases do corpo, outro exemplo de uma função importante da qual os rins participam.
http://bioisolutions.blogspot.com/2009/06/urine-formation.html
domingo, 14 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário