terça-feira, 12 de agosto de 2008

*611748 OTU DOMAIN-CONTAINING PROTEIN 7B; OTUD7B

Alternative titles; symbols

CELLULAR ZINC FINGER ANTI-NFKB
CEZANNE

Gene map locus 1q21.2

TEXT

CLONING

Através de busca em banco de dados EST por seqüências similares a A20(TNFAIP3) seguida de prova de PCR de cDNA de linfócitos do sangue periférico, Evans e outros (2001) clonaram OTUD7B, o qual eles chamaram Cezanne. A proteína deduzida contém mais de 800 aminoácidos e tem um domíno N-terminal de ligação a TRAF, um suposto sinal de localização nuclear, e um terminal-C similar ao domínio de dedos de zinco de A20. Análises de Northern blot detectaram um transcrito principal de 6 quilobases nas células epiteliais humanas e fibroblastos e numa linhagem de células de carcinoma do fígado. As células epiteliais e fibroblastos também expressaram um transcrito menor de 9.5 quilobases. Ambos os transcritos foram detactados nos tecidos humanos, com proeminente expressão no coração. Retrotranscrição por PCR demonstrou níveis mais altos de Cezanne nos rins, coração e fígado fetal. Cezanne marcada por fluorescência distribuiu-se difusamente dentro do citoplasma dos fibroblastos e células epiteliais e apresentou alguma mancha nuclear nas células endoteliais.

GENE FUNCTION

Evans e outros (2001) mostraram que a expressão de Cezanne nas células dos rins embrionárias humanas HEK293 reduziu a atividade de NF-kappa-B de maneira dependente da dose seguindo estimulação com TNF-alfa. Quando super-expressadas nas células HEJ293, a A20 exógena, Cezanne e TRABID (ZRANB1) co-imunoprecipitaram com TRAF6.

Evans e outros (2003) noticiaram que o terminal-N catalítico de Cezanne é similar ao da superfamília de proteínas OTU, o qual forma similaridade estrutural com proteínases de cisteína. Eles identificaram Cezanne como uma enzima desubiqüinante. A Cezanne recombinante clivou monômeros de ubiqüitina a partir de cadeias de ubiqüitna sintética linear ou bifurcada e de proteínas ubiqüinadas. A mutação de uma cisteína conservada (cys209) no sítio catalítico do domínio proteolítico causou o co-precipitado de Cezanne e proteínas celulares poli-ubiquinadas. Em adição ao domínio catalítico do terminal-N, um terminal-C era requerido para a hidrólise eficiente de de ambas as formas livre e conjugada de cadeias de ubiquitina bifurcadas.

Reprodução do site http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/dispomim.cgi?id=611748

Nenhum comentário: